Dia Mundial Contra o Fumo faz alerta para males do cigarro e incentiva diminuição de consumo do cigarro

No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional Contra o Tabaco, este dia foi escolhido para alertar dos malefícios do fumo e incentivar a diminuição do consumo de cigarros.

O cigarro contém substâncias consideradas psicotrópicas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é composto por alcatrão, monóxido de carbono e nicotina, sendo a nicotina a causa da dependência no organismo, por agir no (SNC) Sistema Nervoso Central.

O vício em cigarro não traz nenhum benefício ao organismo, pelo contrário, o tabaco desenvolve doenças fatais, como o câncer de pulmão, boca e esôfago, são comuns de se desenvolver as doenças respiratórias crônicas, enfisema pulmonar, (DPOC) Doença Pulmonar Obstrutivabronquite, podendo causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataques cardíacos e/ou infartos.Tais substâncias causam dependência e mudanças no comportamento do dependente, como por exemplo, alterações no humor. Ainda segundo a OMS o tabagismo é a principal causa de morte em todo o mundo, e inclusive no Brasil, em termos de consumo, o cigarro está atrás somente do álcool.

Podemos conhecer no vídeo a história do Sr. Carlos Alberto Peres, que fumava há mais de 30 anos, e após um infarto tomou uma importante decisão em sua vida, a de parar de fumar para seguir com um estilo de vida mais saudável. Sr. Peres conta com o tratamento de fisioterapia respiratória,

Aparelho Exercitador que incentiva uma respiração profunda

onde utiliza de aparelhos para testar sua qualidade de respiração (Assista a matéria completa no Youtube).

Fisioterapia Respiratória trata as doenças consequentes do vício em tabaco, possibilita uma respiração satisfatória, diminui a falta de ar, podendo também fazer uso de manobras de expansão pulmonar. A fisioterapia pode atuar como importante aliada para pessoas que queiram parar de fumar, como também se recuperar de possíveis

doenças respiratórias causadas pelo fumo.

Central da Fisioterapia possui profissionais altamente capacitados e treinados para a realização do tratamento de fisioterapia em casa, com equipamentos modernos e específicos para cada necessidade do paciente. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!