Conheça as doenças típicas do inverno e saiba se prevenir

Com a chegada do inverno, que vai do dia 21 de junho ao dia 23 de setembro, costumam chegar junto desta época do ano mais fria e seca, algumas doenças típicas, como a rinite, asma, bronquite, bronquiolite, sinusite, pneumonia, meningite, otite, gripe e/ou resfriados.

Os sintomas são específicos para cada doença, mas em geral ocorrem espirros, tosses, febre alta, coriza, irritação no nariz, congestão nasal, dores de cabeça e/ou no rosto. Em casos mais graves, pode ocorrer de faltar o ar. Além disso, a ausência do sol deixa o ar mais gelado, podendo irritar as vias aéreas de pessoas mais sensíveis. A poluição e o fumo podem desencadear e agravar doenças no sistema respiratório.

Os principais causadores de doenças respiratórias são o acúmulo de pó em ambientes fechados, ácaro, pelos de animais de estimação, vírus e/ou bactérias.

Para prevenção é importante:

Manter o ambiente sempre limpo e livre de pó e ácaro;

Manter as roupas de cama sempre limpas;

Deixar a casa arejada e quando o sol aparecer aproveitá-lo, pois o sol e o ar evitam a proliferação de bactérias e vírus;

Evitar o fumo e/ou a fumaça do cigarro;

Lavar as mãos com frequência;

Evitar lugares fechados, aglomerações de pessoas;

Evitar o uso de cortinas e carpetes;

É sempre importante procurar auxílio de um médico quando aparecerem os sintomas, e se necessário, as doenças serão tratadas pela Fisioterapia Respiratória.

Agende uma pré-consulta grátis e melhore sua saúde e mantenha sua qualidade de vida com a Fisioterapia Domiciliar

Beber muita água é essencial para o bom funcionamento

do organismo como um todo.