Como prevenir as dores de cabeça

Considerada um problema comum entre as sociedades atuais, as dores de cabeça atingem homens, mulheres, crianças, idosos, a única diferença de pessoa para pessoa é a intensidade da dor e a sua frequência. São reconhecidas por médicos mais de 150 tipos de dores de cabeça, as mais comuns são a enxaqueca, as do tipo tensional e as cefaleias. 

São muitos os vilões causadores das dores de cabeça. Alguns deles são o estresse, a poluição, o cansaço, e o mais famoso entre as mulheres, a TPM - Tensão Pré-Menstrual.

1. Tente evitar ou tomar com moderação a cafeína 

Quando o consumo de cafeína é muito alto, o organismo acaba acostumando e quando acontece de ficar sem tomar café, a dor de cabeça surge como um pedido do estimulante.

2. Faça pausas ao ficar por muito tempo em frente ao computador ou TV, alongue o pescoço, os braços e as costas 

O cansaço causado pela leitura e a luminosidade das telas de computador causam irritabilidade nos olhos, que chegam a ficar vermelhos, também causam tensão no pescoço e costas, além dos pulsos. Médicos pedem para fazer exames regularmente para verificar as condições da visão, se for o caso, fazer uso de óculos. 

3. Sente-se corretamente ao usar o computador, assistir TV ou comer

Sentar-se de forma inadequada sobrecarrega partes do corpo e acaba por tensionar regiões como pescoço e costas, e pode causar dores de cabeça.

4. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário 

Uma boa noite de sono reduz os riscos de se ter uma dor de cabeça ou uma enxaqueca durante o dia. 

5. Pratique exercícios regularmente, opte por uma vida mais saudável

A atividade física aumenta a produção de endorfina, exercícios que ajudam no combate da dor de cabeça são os aeróbicos, natação e corrida.

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia