Tratamento de Dor Crônica

Há dois tipos bem distintos de dor: a aguda e a crônica. A primeira pode durar até semanas e é uma resposta do corpo a um traumatismo, infecção, queimadura, inflamação, entre outros. Porém, a dor crônica caracteriza um estado permanente de desconforto, que pode durar meses ou anos.

A dor crônica pode ser gerada através de lesões por esforços repetitivos (LER), fibromialgia, neuropatias, dores de coluna ou câncer. Ainda que os sintomas sejam semelhantes a uma dor aguda no início, com o tempo essas dores tornam-se uma doença do paciente, impedindo ou atrapalhando na realização de atividades simples.

O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, que envolve fisioterapeutas, neurologistas, fisiatras, psicólogos e acupunturistas. O objetivo inicial é identificar a origem e o grau da dor, que é analisada em uma escala de 0 a 10.  A partir disso, o paciente é encaminhado para o setor ou setores responsáveis. O trabalho do fisioterapeuta é tratar a dor por meio de exercícios, alongamentos, sessões de acupuntura ou RPG (Reeducação Postural Global).

Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes que sofrem de dor crônica. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!