Causas, sintomas e tratamentos para dores nas costas

Dores nas costas são recorrentes em qualquer idade. Atitudes simples podem reduzir as chances de se adquirir esse desconforto que interrompe na realização de atividades comuns. A fisioterapia, através de técnicas simples, auxilia no processo de recuperação.

Causas

São muitos os motivos para se ter dores nas costas, que também podem variar de intensidade. A realização de exercícios de maneira errada ou com cargas inadequadas, assim como má postura, sedentarismo e outros fatores podem contribuir. Além disso, há outros que podem ser tratados pela Central da Fisioterapia:

 

 

 

Sintomas

Como os motivos variam, também podem variar os efeitos que vão de dor aguda à crônica. Assim, pessoas podem sentir dores nas costas constantes, sem irradiação. O cansaço também é comum. Outros apresentam inflexibilidade quando devem se levantar da cama e também há situações em que o indivíduo apresenta dores ao se movimentar.

  • Sintomas de dor aguda

São características de dor aguda aquelas descritas como uma dor muito acentuada. A localização onde ocorre com muita frequência é na parte inferior das costas, podendo ser mais grave em outras regiões, como o lado direito, esquerdo, o centro, ou a parte inferior das costas.

  • Sintomas de dor crônica

Quando as costas apresentam dores que nunca passam, sendo elas persistentes ou queimantes em uma dada região, é possível que o paciente esteja com dores crônicas, que contribuem para que as atividades diárias regulares sejam difíceis ou impossíveis.

Tratamento

Caso o paciente apresente dores nas costas, independentemente do grau, a fisioterapia poderá contribuir para a recuperação da região em questão. A fisioterapia possui a finalidade de tratar essas dores, inclusive com foco na prevenção. Por meio das técnicas fisioterapêuticas são realizados alongamentos e fortalecimento da musculatura responsável pelo sustento da coluna, sendo realinhado as estruturas que podem estar prejudicadas.

 

Central da Fisioterapia para dores nas costas

 

Os pacientes que estejam com dores nas costas podem contar com os serviços da Central da Fisioterapia, que realizam tratamento em domicílio. Nossos profissionais vão até o lar do indivíduo em questão para que ele não tenha que realizar deslocamentos e, assim, agravar a condição já debilitada. A fisioterapia ortopédica, por sua vez, é ferramenta fundamental para aqueles que estão com esse problema.