Mitos e Verdades sobre Osteoporose

Osteoporose é uma doença que atinge os ossos e aparece quando eles estão frágeis. A partir desse assunto surgem muitas afirmações sobre o que é certo ou errado na doença. Algumas das mais comentadas são:

- O maior perigo é o risco de sofrer fraturas: VERDADE

Quando os ossos recebem pouco cálcio, os perigos de uma fratura são maiores. A lesão deve ser detectada rapidamente, para ser tratada. As lesões mais comuns nesse caso são: ruptura no colo do fêmur, nos punhos, na coluna vertebral e o encurvamento da coluna que pode alterar a estatura da pessoa. As fraturas na coluna podem ocorrer sem o indivíduo ter sofrido uma queda ou outra lesão.

- A osteoporose se instala silenciosamente: VERDADE

Os sintomas só aparecem quando os ossos estão muito frágeis e acabam sofrendo faturas.

- Deve ser prevenida desde a infância: VERDADE

Desde cedo, medidas que garantam uma boa formação óssea devem ser tomadas, como: uma dieta balanceada de alimentos com caloria, proteína e cálcio, tomar sol nos horários adequados e praticar exercícios físicos.

- Praticar exercícios físicos é muito eficaz: VERDADE

A pressão exercida pela atividade física sob o tecido ósseo estimula sua formação e gera uma maior rigidez do mesmo. A atividade física também melhora o reflexo, o equilíbrio e os movimentos, e assim previne quedas.

- A osteoporose causa dor: MITO

A doença não tem sintomas até que ocorra uma fratura.

- Quem não gosta de leite vai ter osteoporose: MITO

O que importa é manter a quantidade mínima de cálcio no organismo ente 800 e 1.200mg/dia e essa quantidade pode ser ingerida através dos derivados, como queijo, iogurte e alguns vegetais.

- A osteoporose não tem cura: VERDADE

A disfunção tem tratamento, mas não cura. Exige acompanhamento médico e pode haver regressão.

- Aparece após os 50 anos: MITO

A densidade óssea aumenta na infância até os 35 anos. Mesmo sendo rara, pode aparecer antes dos 40, por isso a prevenção desde a infância é muito importante.

- É uma doença feminina: VERDADE

Por atingir mais as mulheres devido às alterações hormonais, é considerada uma doença feminina, mas os homens não estão livres e devem ficar atentos também.

- É viável manter uma dieta que previna ou trate a osteoporose: VERDADE

Comendo alimentos ricos em cálcio e alimentando-se bem é possível prevenir a doença e quem já tem pode diminuir os efeitos.

- O sol previne a osteoporose: VERDADE

A exposição ao sol estimula a produção de vitamina D que é essencial para equilibrar o cálcio no organismo.

- Existem várias formas de tratamento: VERDADE

O primeiro é manter uma alimentação saudável junto à prática de exercícios e pegar sol e, depois, caso necessário, começam as prescrições de medicamentos.