Fisioterapia - Tratamento Mal de Alzheimer

Saiba mais sobre Mal de Alzheimer

A ciência ainda não encontrou a cura para o Mal de Alzheimer, mas os sintomas podem ser controlados com a ajuda e supervisão de um profissional de fisioterapia, que poderá indicar exercícios adequados para cada paciente. Geralmente, os exercícios e alongamentos são funcionais, com o objetivo de fortificar a musculatura do portador da doença de Mal de Alzheimer, treinar o equilíbrio e controlar sua postura.

fisioterapia busca evitar possíveis quedas com a fortificação dos músculos do paciente, prevenir os danos motores e possibilitar a independência. A fisioterapia faz com que o portador do Mal de Alzheimer se torne mais ativo, evitando assim, o aparecimento de escaras ou infecções respiratórias por permanecerem muito tempo deitados.

O Mal de Alzheimer ou doença de Alzheimer foi descrita em 1907, pelo médico alemão Alois Alzheimer, e é uma forma de demência que acontece entre os idosos com 60 anos ou mais. Ocorre quando há um declínio das funções intelectuais da pessoa, como perda da memória, perda da capacidade de comportamento, habilidade de pensamento, alterações de humor, de raciocínio, desconfiança, irritabilidade, impaciência e agressividade. O paciente pode apresentar depressão, regressão, apatia e desorientação de tempo e espaço.

A fisioterapia é uma importante forma de tratamento e de diminuição do desenvolvimento do Mal de Alzheimer. O apoio da família do paciente é fundamental para que a pessoa tenha bons resultados no tratamento da doença. Tarefas diárias como ler e escrever se tornam atividades difíceis e progressivamente o paciente com Mal de Alzheimer vai perdendo a capacidade de coordenação, de executar tarefas motoras simples, como se vestir, tomar banho ou se alimentar, com a piora dos sintomas, o paciente passa a não reconhecer seus amigos e familiares. O papel da fisioterapia é proporcionar autonomia à pessoa com Mal de Alzheimer e trabalhar o funcionamento do sistema respiratório, que são fala, respiração, expansão e mobilidade torácica.

Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes com Mal de Alzheimer. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Mal de Alzheimer: