Fisioterapia e RPG fazem mais do que tratar dores na coluna

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa a fisioterapia não age apenas em situações pós-lesão ou no combate dos sintomas de lesão por esforço repetitivo (LER), mas também facilita o parto normal com exercícios para os músculos do períneo e a fisioterapia respiratória faz manobras no tórax para que a gestante sinta menos desconforto na hora do parto.

A fisioterapia ajuda pacientes com incontinência urinária, trata problemas pulmonares, inclusive pneumonia e, com manobras específicas no tórax, ajuda a eliminar secreções acumuladas nos pulmões.

Há casos em que as dores não causam incomodo, então são realizadas sessões de fisioterapia preventiva, para prevenir dores e tendinite, por exemplo. Quando o paciente sente dor, a fisioterapia atuante é a de reabilitação, o profissional usa aparelhos como o de eletroestimulação para eliminar desconforto e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Assim como a fisioterapia, o RPG (Reeducação Postural Global) não trabalha apenas para tratar dores nas costas, mesmo sendo indicado para correção postural. A técnica de RPG ajuda a eliminar a tensão acumulada após algum problema emocional, ajusta o desequilíbrio muscular de pacientes com labirintite melhorando a sensação de tontura e é aplicada em indivíduos com cefaleia. 

A Central da Fisioterapia possui profissionais especializados em fisioterapia preventiva e fisioterapia tradicional, assim como na técnica de RPG, que trabalham com aparelhos e equipamentos específicos em cada tratamento. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia