A Fisioterapia no câncer de mama

O Câncer de Mama é um tumor maligno que acomete muitas mulheres em todo o mundo. De acordo com a OMS (Organização Municipal de Saúde), essa doença causa a morte de 458 mil mulheres por ano. Para cada 100 mil mulheres, um homem pode ser afetado por essa patologia.

Além do câncer de mama ser perceptível ao toque, outros sintomas estão inclusos, como vermelhidão na pele, nódulos na axila, alteração no formato dos mamilos e das mamas, pele enrugada e secreção saindo pelo mamilo.

As causas para esse tumor são variadas, as mais comuns são histórico familiar, a idade (mulheres entre 40 e 69 anos), menstruação precoce, menopausa tardia, obesidade, colesterol alto e reposição hormonal.

O diagnóstico é feito por meio de exames de mamografia, ecografia e ressonância magnética. Quando diagnosticada, o câncer de mama pode ser classificado em até quatro estágios, sendo:

  • Estágio I: A doença é quase sempre curável, pois as células cancerosas estão contidas nos ductos.

 

  • Estágio II: Tumor com menos de 2cm.

 

  • Estágio III: Tumor com mais de 5cm que pode alcançar a pele e glândulas linfáticas.

 

  • Estágio IV: Tumor com qualquer tamanho com comprometimento das glândulas linfáticas.

 

Tratamento

Todo câncer de mama deve ser retirado com cirurgia. O tratamento depende de cada estágio que a doença apresenta. Um dos métodos que poucos conhecem é a fisioterapia, que tem desenvolvido um papel importante para as pacientes com câncer de mama.

O fisioterapeuta realiza atividades no período pré-operatório, auxiliando na postura e avaliando a possibilidade de alterações posturais e tensionais. Avalia também a força muscular dos braços e a amplitude do movimento, para evitar futuras complicações.

Na fase pós-operatório, geralmente se nota uma dificuldade de movimentação nos braços, o que pode implicar nas tarefas simples do dia a dia, como vestir a roupa, escovar os cabelos, problemas para encostar a mão na nuca, abotoar o sutiã e entre outras. Além disso, a paciente pode sofrer de sensação de peso nos braços, formigação, dormência e queimação na região.

O objetivo da fisioterapia é reestabelecer todos os movimentos, diminuir a dor e prevenir a formação de linfedema, fibroses, cicatrizes e aderências. Ainda oferece uma série de exercícios de alongamento para liberar as articulações e devolver a qualidade de vida o mais rápido possível pra paciente.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes que sofrem de Câncer de Mama. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-la!