Principais lesões do joelho

O joelho possui uma das maiores articulações do nosso corpo, sendo elas o fêmur com a tíbia e a rótula que são responsáveis por amortecer o contato entre os ossos e sustentar grande parte do peso corporal. Por isso, o joelho é uma das regiões que mais sofrem de dores e lesões no corpo.

Durante a rotina das dia a dia diversas ocasiões podem favorecer a aparição de patologias nos joelhos, como má postura e alguns traumas, por exemplo. No meio esportivo as lesões são mais decorrentes, isto porque, caso a atividade esportiva esteja sendo realizada de modo exagerado, pode sobrecarregar os joelhos, gerando dores intensas mais graves.

Confira as principais causas das lesões e dores no joelho:

- Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Esse ligamento conecta a tíbia ao fêmur, preservando os joelhos. Uma vez rompido, a pessoa começa a sentir dificuldades para realizar alguns movimentos que envolvam a rotação do joelho.

- Luxação Patelar

A patela pode se deslocar da articulação com maior frequência, principalmente em mulheres. Para esse tipo de patologia, são avaliadas diversas causas, como idade e exercícios que as moças praticam. A luxação patelar pode causar alterações ósseas do fêmur e deixar a patela alta.

- Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

A função do LCP é impedir o posterior da tíbia ao fêmur. Dores nessa região levam á hipertensão femoropatelar e a instabilidade do joelho, causando incômodos na região e até alterações degenerativas.

- Lesões de menisco

Estrutura que está localizada no meio do joelho, o menisco é responsável pela absorção de impactos. Diferentes situações podem gerar dores nesta região, a causa mais comum é o movimento de giro.

- Tendinite patelar

É conhecida como "joelho saltador" essa patologia está relacionada com exercícios nos esportes que envolvem desacelerações bruscas e saltos, como atletismo e futebol.

Antes da realização de qualquer atividade física é importante procurar especialistas, um destes é o fisioterapeuta, que promove exercícios ideais para cada tipo de pessoa, além disso, o profissional é capaz de aliviar as dores e lesões que se instalam nos joelhos. Para os indivíduos que sofrem com as lesões nos joelho e não praticam atividades físicas, o acompanhamento com um médico e o tratamento com o fisioterapeuta também é fundamental, pois é preciso descobrir a causa da patologia e planejar os métodos adequados para a melhoria da qualidade de vida do paciente.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes que sofre de lesões e dores nos joelhos ou procura um especialista para melhor qualidade na hora dos de exercícios físicos. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!