Como ocorre a Concussão

Lesões na cabeça podem ser consideradas Concussão. Geralmente acontece quando alguém sofre um traumatismo no crânio, por conta de algum objeto que o atinja. Esse pequeno trauma, por sua vez, pode afetar o funcionamento do cérebro. É comum que o indivíduo apresente fortes dores de cabeça, alterações na condição de alerta ou perda de consciência.

Além da pancada, uma Concussão pode resultar de uma queda, atividades esportivas ou acidentes com veículos. Os efeitos dessa enfermidade são ocasionados pela sacudida que o sistema neurológico sofre, consequentemente, o paciente pode apresentar redução nos sentidos.

Os danos podem variar, pois dependerá muito do grau de impacto. Há casos de pessoas que passaram por isso e nem se deram conta por causa do baixo nível de impacto. Outros casos, por sua vez, podem resultar em perda da consciência. Entretanto, é comum que elas não desmaiem, mas podem ficar com o sentido visual afetado.

Os sintomas mais comuns são confusão, desorientação, perda de memória, perda da consciência, náusea, tontura, dor de cabeça, falta de equilíbrio, entre outros, que podem durar por dias ou semanas. Os maiores alertas são para praticantes de esporte, especialmente os de contato direto, como box e luta livre.

Fisioterapia para Concussão

Em casos muito sérios o recomendável é que o indivíduo procure um médico, o quanto antes, pois a tendência é que o quadro piore. A princípio, todos os mecanismos físico-psíquicos serão avaliados sendo testados a força, sensibilidade, equilíbrio, reflexos e memória do paciente. Além disso, o sistema visual será examinado com uma lanterna a fim de verificar alguma alteração nas pupilas e se ambas estão se contraindo corretamente.

A Central da Fisioterapia  realiza atendimento para pessoas que tenham sofrido Concussão. Nossos profissionais realizam o tratamento em domicílio com o objetivo de preservar o conforte e segurança de seus pacientes. Para mais informações entre em contato conosco e realize uma pré-consulta. Saiba, também, como funciona a Fisioterapia Neurológica.