Exercícios na terceira idade

Quando atingimos certa idade o nosso corpo acaba sofrendo algumas alterações que nos deixam propensos a sentir dores, cansaço e rigidez muscular. Devido à falta de motivação ou por medo, muitos indivíduos que já chegou à casa dos 50 anos de idade não praticam sequer algum tipo de atividade física.

Exercícios trazem benefícios para pessoas de todas as idades, mas com o tempo acabamos perdendo algumas capacidades motoras, tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e coordenação motora, além de perda da massa muscular óssea, o que causa um aumento de gordura corporal.

Atividades bem orientadas e praticadas periodicamente podem ajudar a manter uma melhor qualidade de vida, pois os exercícios físicos diminuem a chance de morte por problemas cardiovasculares, mantém a autoestima, o bem estar físico e mental.

A escolha do exercício deve ser a que lhe de mais satisfação e prazer, de modo que seja incluída na rotina diária e seja praticada com regularidade. É importante destacar que para começar qualquer tipo de atividade física a recomendação de um especialista é indispensável, e os treinos devem ser acompanhados por um profissional de educação física.

Os exemplos de atividades que podem ser praticada por pessoas idosas são:

Alongamentos

Melhoram a flexibilidade, a circulação sanguínea e a amplitude de movimentos, favorecendo a realização de atividades do cotidiano, como cozinhar e arrumar a casa, por exemplo.

Caminhada

São capazes de fortalecer os músculos e articulações, além disso, a caminhada melhora o ritmo cardíaco. É indicado que essa atividade seja realizada com tênis confortáveis e roupas leves.

Andar de bicicleta

A ação de pedalar fortalece as articulações dos joelhos, tornozelo, quadril e melhoram os músculos da perna e abdômen. Outra vantagem é que andar de bicicleta ajuda a baixar a pressão arterial e alivia as dores provocadas pela artrite.

Natação

Além de fortalecer as articulações e músculos do corpo, a natação previne lesões, evita a perda óssea, alivia dores causadas pela artrite e diminui o risco de patologias como hipertensão e diabetes.

Pilates

Essa atividade é capaz de estimular a circulação, corrigir a postura, diminuir o estresse e aumentar a flexibilidade, o que acaba favorecendo a coordenação dos movimentos.

A Central da Fisioterapia realiza tratamentos em domicílio para diversos pacientes que precisam de um Fisioterapeuta, sem que o paciente tenha que se deslocar até uma clínica, evitando longas viagens e situações desconfortantes. Para ter mais informações de tratamento em casa, Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia ligue para a nossa central de atendimento. Será um prazer atendê-lo.