O que é Mastectomia?

Mastectomia é o nome do procedimento cirúrgico da remoção completa da mama e é um dos tratamentos para o câncer de mama. Existem quatro tipos de mastectomia, são eles:

- Mastectomia radical: quando se retira toda a glândula mamária, os músculos peitorais e os gânglios linfáticos axilares. Hoje não é um procedimento comum, pois há outros mais satisfatórios e bem menos agressivos;

- Mastectomia radical modificada: retira-se a glândula mamária, os gânglios linfáticos axilares, com preservação de um ou dos dois músculos peitorais. Essa mastectomia é indicada em casos de:

  • Tumores acima de três cm, sem fixação à musculatura;
  • Recaída da doença após tratamento conservador.

- Mastectomia total simples: retirada da glândula mamária, aréola e membranas fibrosas do músculo peitoral, preservando os gânglios linfáticos axilares. É indicada em casos de:

  • Volta do tumor após cirurgia conservadora;
  • Lesões nos tecidos cutâneos;
  • Idosas com grande risco cirúrgico;
  • Pacientes selecionadas para tratamento que atua como medida preventiva de enfermidades.

- Mastectomia subcutânea: consiste na retirada da glândula mamária, conservando os músculos peitorais, pele e a aréola. Seu uso é muito questionado e seus resultados são inferiores ao da mastectomia simples.

Mas hoje em dia as cirurgias costumam ser mais fáceis, porque os diagnósticos estão cada vez mais precoces. O que se faz é retirar pequenos fragmentos da mama e de alguns gânglios linfáticos debaixo do braço.

A Fisioterapia Oncológica é a trabalhada em pacientes no pré e pós-cirúrgico de uma mastectomia. Os exercícios devem ser isométricos, ou seja, a paciente contrai os músculos sem a necessidade de movimentos, para não gerar dor e poder ganhar força e relaxamento muscular. Também se trabalha exercícios ativos para obter amplitude total de movimento do ombro. 

Central da Fisioterapia realiza atendimento para reabilitação de câncer de mama. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo! 

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia