Número de fumantes no Brasil cai nos últimos anos

De acordo com o "Estadão", o consumo de cigarro no país caiu 20% entre 2006 e 2012, conforme os dados do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, coletados pela Unifesp e divulgados ontem (11).

Em 2006, segundo a pesquisa, 19,3% da população era de fumantes. Na pesquisa do ano passado, a porcentagem caiu para 15,6%. Entre os adolescentes de 14 a 18 anos os índices caíram 45%.

Uma das responsáveis pelo estudo afirmou que a queda deve-se às leis federais e estaduais que dificultaram o consumo do cigarro. A tendência é que haja um declínio no mundo inteiro.

Apesar disso, o número de cigarros consumidos aumentou, ou seja, as pessoas que ainda fumam estão mais dependentes. Assim como dobrou o número de fumantes na classe A.

A região Sul do Brasil foi a que apontou maior queda no índice de fumantes: de 25,9% para 20,2%, porém ainda é a região onde mais têm dependentes.

Em 2006, 81% dos fumantes gostariam de largar o vício, no ano passado o número subiu para 90%. Entretanto, só 17% dos que disseram querer parar de fumar, têm planos reais de parar.

Das pessoas que buscaram ajuda, 51,8% declarou ter buscado com o auxílio de um parente.

Interessou-se pelo assunto? Leia também: Acupuntura como aliada para combater o vício do cigarro