Dia Nacional do Parkinsoniano

É comemorado hoje o Dia Nacional do Parkinsoniano, em homenagem àqueles que sofrem com a doença, e até o dia 11 de abril, dia Mundial do Mal de Parkinson, ocorre uma campanha de conscientização no país inteiro.

Só no Brasil, cerca de 200 mil pessoas sofrem com o a doença. Na maioria dos casos, os primeiros sintomas começam a aparecer a partir dos 50 anos de idade, porém, também pode atingir pessoas jovens, como é o caso do ator Michael J. Fox, diagnosticado com Parkinson aos 37 anos.

Embora não tenha cura, existe uma cirurgia que oferece melhor qualidade de vida ao paciente, pois trata dos principais sintomas: os tremores e a rigidez muscular. A Deep Brain Estimulation (Neuroestimulação Profunda do Cérebro) é um procedimento que consiste no implante de eletrodos no encéfalo, na região que controla os movimentos, buscando dar autonomia ao paciente.

O processo é realizado com o auxílio de um software, que aponta o local a ser estimulado. É importante que o paciente permaneça acordado o tempo todo, para que os resultados possam ser analisados pelos médicos. Após a inserção dos eletrodos, o portador da doença deve ser monitorado o tempo todo, para possíveis ajustes.

A cirurgia para tratamento do Parkinson tem uma vantagem por não ser invasiva e não lesionar as estruturas cerebrais. Além disso, é uma alternativa para pessoas que não obtiveram resultado apenas com os medicamentos e já está gradativamente perdendo os movimentos.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em diversos casos de doença de Parkinson. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!