Dia Internacional do Portador de Deficiência

Dados da ONU afirmam que aproximadamente 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência, e por isso, a instituição lançou a campanha do Dia Internacional do Portador de Deficiência, que desde 1992 é celebrado anualmente no dia 3/12 em todos os países.

No Brasil, estima-se que cerca de 23,9% dos brasileiros são portadores de alguma deficiência. Segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como qualquer anormalidade de uma função psicológica ou física que gere a incapacidade para o bom desempenho de algum tipo de atividade. A deficiência pode ser classificada como auditiva, mental, física, visual ou múltipla.

Muitas pessoas que possuem algum tipo de deficiência estão mais vulneráveis a abusos e, geralmente, não frequentam a escola. Desse modo, a campanha visa a inclusão social desses indivíduos e incentiva a conscientização da sociedade sobre os preconceitos que essas pessoas enfrentam diariamente.

A equipe da Central da Fisioterapia se solidariza, apoia e divulga a campanha do Dia Internacional do Portador de Deficiência, com o objetivo de alertar a população a respeito da importância de garantir uma melhor qualidade de vida aos deficientes. Apoie esta causa você também!