Saiba como evitar infecções urinárias

A infecção urinária já atingiu cerca de 50% das mulheres adultas. Mesmo não sendo uma doença exclusivamente feminina, é mais comum entre as mulheres pela proximidade entre a vagina e o ânus e porque a uretra feminina é mais curta, facilitando a ascensão de bactérias para a bexiga. Os sintomas são: ardência e dor na hora de urinar, cólica abdominal e urgência para ir ao banheiro mesmo após esvaziar a bexiga.

Existem várias maneiras de se prevenir da doença. Confira:

• Não segurar a urina, pois a liberação auxilia na higienização do canal urinário, levando junto as bactérias localizadas na uretra;

• Usar preservativo durante as relações sexuais diminui o risco de passagem de micro-organismos da uretra para a bexiga. Quando não é utilizado, as secreções no canal vaginal, como o sêmen, favorecem essa passagem, aumentando o risco de infecção urinária;

• Caso o preservativo não tenha sido utilizado, urinar após as relações sexuais diminui o risco de passagem das bactérias;

• A higienização após ir ao banheiro deve ser feita de frente para trás, pois o micro-organismo que mais causa a infecção urinária é uma bactéria encontrada na flora intestinal;

• Beber muita água é essencial, já que a baixa ingestão de líquidos reduz o volume e frequência da urina e, consequentemente, o número de higienizações do trato urinário;

• Pesquisas apontam que suco de cranberry reduz as chances de infecção urinária. Isso ocorre porque a fruta impede que as bactérias permaneçam no trato urinário e porque tem efeito antisséptico, impedindo a proliferação das bactérias;

• Aumentar a frequência de higienizações íntimas reduz o risco, porém, não precisam ser realizadas com sabonete íntimo.

• Protetores diários favorecem o aquecimento da região, portanto, auxiliam na proliferação de bactérias. Por essa razão, em períodos menstruais, o absorvente interno deve ser trocado dentro de um período de cinco horas e o externo dentro de um período de seis horas.

Central da Fisioterapia conta com profissionais especializados em fisioterapia uroginecológica que fazem atendimento de fisioterapia em casa para proporcionar toda comodidade ao paciente, além de evitar o deslocamento. Entre em contato com a nossa Equipe de Atendimento e conheça muito mais sobre nossos atendimentos de fisioterapia e sobre a nossa empresa.