Fisioterapia na gravidez e pós-parto

 

Considerado um momento de alegria para grande parte das mulheres, a gestação pode gerar futuras mudanças psicológicas e físicas, acompanhadas de limitações e desconfortos. Período em que o corpo sofre impacto na curvatura dos ossos, principalmente na região lombar e no quadril. Há ainda a readaptação do corpo, já que o útero cresce cerca de vinte centímetros comparado ao seu tamanho original, pressionando os órgãos que estão ao seu redor. Além de surgir dores nas pernas e nas costas da gestante.

A fisioterapia exerce um papel importante durante a gestação. No pré-natal, o fisioterapeuta prepara o corpo da mulher tratando de disfunções e lesões. Oferecendo exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos, exercícios aeróbicos que auxiliam na circulação sanguínea, correção da postura e exercícios de relaxamento. Como resultado, a gestante sente alívio em momentos de câimbras, falta de ar, inchaço e dores na coluna vertebral e na pélvis. O profissional ainda promove exercícios de relaxamento, auxiliando no momento do parto.

No pós-parto, a gestante passa por muitas oscilações hormonais e mudanças no corpo. O tempo que demora para a mulher voltar a forma física antes da gestação varia de acordo com o estilo de vida que ela leva. No caso da cesariana, a paciente sofre um período mais longo para se recuperar.

O fisioterapeuta auxilia no pós-parto, visando a recuperação da mãe e no retorno da capacidade funcional. Promovendo atividades que ajudam a diminuir as sequelas do parto, fortalecendo a musculatura abdominal e muscular. Na cesariana, o fisioterapeuta auxilia na postura e previne a instalação de trombose pós-operatória. E aplica à gestante exercícios simples do dia a dia como, por exemplo, dar banho e trocar as fraldas do bebê. O mais indicado é começar essas atividades nas primeiras 48 horas após o parto, pois ajudam na recuperação rápida da paciente.

Para maiores informações ou busca de tratamento, consulte um fisioterapeuta, entrando em contato com o atendimento da Central da Fisioterapia, disponível 24 horas, e agende o melhor dia e horário da sessão.