Fisioterapia respiratória na bronquite

A causa da bronquite geralmente está relacionada a uma infecção viral respiratória, mas em alguns casos pode estar associada a uma infecção bacteriana. Outro fator de risco para a bronquite é o uso contínuo do cigarro, poluição do ar e contato com elementos químicos, como indivíduos que trabalham em minas de carvão, fábricas de tecidos ou que lidam com grãos.

Pessoas idosas, crianças, bebês ou adultos com doenças cardíacas ou pulmonares são propensas a terem bronquite. Existem três especificações para essa patologia, são elas:

• Asmática - É motivada por alergia respiratória com o acúmulo de secreção nos brônquios.
  • Alérgica - Está intimamente ligada a uma alergia respiratória e não é contagiosa.
  • Crônica - É causada pelo acúmulo de secreção que se estende por mais de três meses.

Alguns cuidados podem ser eficazes para o tratamento da bronquite, são eles:

• Beber bastante líquidos, pois isso dilui as secreções e facilita a remoção.
  • Lavar as mãos com frequência.
  • Repousar sempre que possível.
  • Reduzir a exposição à poluição do ar.
  • Não permanecer perto de fumantes e não fumar.
  • Praticar exercícios físicos que ajudem na melhora da respiração, como natação.
  • Realizar sessões de fisioterapia respiratória.

A Fisioterapia Respiratória é bastante indicada aos pacientes, isso por que:

• Previne o acúmulo de secreções nas vias aéreas, que interferem na respiração.
  • Promove a limpeza e a drenagem das secreções.
  • Melhora a efetividade da tosse.
  • Evita e corrige deformidades posturais associadas ao distúrbio respiratório.
  • Favorece a tolerância e a resistência à fadiga durante exercícios e atividades diárias.

Realizar sessões de fisioterapia respiratória para o tratamento da bronquite auxilia na capacidade do indivíduo e elimina as secreções, pois as técnicas manuais usadas pelo profissional tem como finalidade recuperar a alteração respiratória do paciente, com exercícios para facilitar a expectoração, melhorar e auxiliar a respiração e o estado pulmonar do paciente.

A Central da Fisioterapia possui atendimento para casos de bronquite. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!