Novembro Azul

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 17 de novembro de 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O objetivo da campanha é de conscientizar os homens a importância do diagnóstico do câncer de próstata. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado Pela Vida realiza a campanha desde 2005.

Dados da ONG britânica Cancer Care, diz que: cerca de 1,1 milhão de homens são acometidos anualmente pelo câncer de próstata, causando 307 mil mortes deles no mundo todo. No Brasil, são diagnosticados cerca de 69 mil casos dessa patologia anualmente.

O câncer de próstata atinge os homens em maior proporção comparado ao índice em que o câncer de mama acomete as mulheres. Além da falta de informação sobre a importância do assunto, o preconceito com o exame de toque retal ainda é o principal fator que dificulta o diagnóstico precoce da doença.

Não há prevenção para o câncer de próstata, mas se a doença for diagnosticada ainda em sua fase inicial a chance de cura é de 90%. O exame deve ser realizado todos os anos a partir dos 50 anos de idade, já os homens que tem histórico familiar devem procurar ajuda médica a partir dos 45 anos.

A Central da Fisioterapia apoia e divulga a campanha Novembro Azul, promovendo o combate ao câncer de próstata e incentivando os homens para a realização do exame. Apoie esta causa você também!