A importância da postura

A má postura pode ser uma motivação para muitas lesões na coluna, ombros e quadril. Orientar-se em casa, no trabalho, escola e até tarefas simples do dia a dia podem evitar com que as lesões se instalem. Muitas pessoas são acometidas por dores nas costas e somente depois de um tempo percebem que sua postura estava errada, pois ao submeterem a coluna a uma postura correta perceberam que a dor diminuiu.

Vários tipos de trabalho às vezes fazem as pessoas manterem certa posição durante muito tempo, o que acaba afetando a postura. Quando o indivíduo fica por longo período sentado, é importante ele obter uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, mesa, teclado, computador, etc.) que previne as lesões devido a má postura.

As crianças devem ser alertadas para evitar problemas futuros, mantendo uma boa postura para estudar, ver tv, carregar materiais e praticar atividades físicas, que é importante. Já aos adultos é indicado a prática da postura correta desde tarefas simples de casa, como escovar os dentes, passar roupa, pegar algo pesado, assistir tv e colocar os sapatos, até as atividades físicas. Os idosos precisam de tratamentos especializados, pois podem envolver problemas mais graves, como a escoliose, lordose e cifose.

Mas não é só ao sentar-se ou ficar em pé que a postura influencia na saúde. Para dormir é preciso escolher bem o colchão e travesseiros adequados. Se dormir de barriga para cima é importante colocar um travesseiro em baixo dos joelhos, pois melhora a curva natural da coluna. Quando dormir de bruços é considerável colocar um travesseiro debaixo do estômago, que ajuda a coluna a manter seu alinhamento. E se for dormir de lado é interessante colocar outro travesseiro entre os joelhos, pois previne que sua coxa deixe a coluna desalinhada e diminui o estresse sobre os quadris e lombar.

As dores causadas pela má postura podem ser tratadas em casa ou até mesmo com um fisioterapeuta, que estabelece vários tipos de exercícios que tonificam os músculos abdominais e das costas, como atividades de RPG (Redução Postural Global) que alivia as dores nas costas, ombros e pescoço, e exercícios de alongamento adaptados para cada tipo de paciente.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes que sofrem de lesões e dores devido a má postura. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!