Previna-se do Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral, ou popularmente conhecido como derrame cerebral, é uma patologia que provoca a perda rápida da função neurológica, e isso ocorre porque há um rompimento ou entupimento dos vasos sanguíneos cerebrais. Em algumas situações, o paciente pode ter sequelas graves, ou até mesmo chegar ao estado de coma.

A maioria dos fatores de risco para o AVC pode ser evitada, pois quanto mais idade o individuo tiver, maiores são as chances de ter o derrame, por isso os cuidados devem ser redobrados.

O exagero de colesterol no sangue eleva o endurecimento e espessamento das artérias. Placas de conteúdos gordurosos se colocam lentamente na artéria, fazendo com que se feche gradativamente e impeça o caminho do fluxo sanguíneo. Esse procedimento motiva a arteriosclerose (rigidez das artérias) e afeta a oxigenação do cérebro, aumentado o risco de AVC.

A alimentação também precisa de atenção. Realizar uma dieta balanceada é equilibrar o consumo de sódio (para pressão alta), controlar a ingestão de açúcar (para diabetes) e evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol (frituras) são alguns dos comportamentos que precisam fazer parte do cotidiano.

Pessoas que fumam cigarro possuem chances de ter um derrame cerebral, isso porque, com o tempo, o sangue fica mais espesso e o fluxo nas artérias fica prejudicado. Pessoas que tomam contraceptivos orais têm maiores riscos, pois os hormônios dos anticoncepcionais também intercedem na coagulação sanguínea.

Problemas cardiovasculares também provocam um Acidente Vascular Cerebral, sendo que arritmias cardíacas podem produzir pequenos coágulos dentro das veias e artérias do coração, e por isso existe a possibilidade de esses coágulos serem enviados às artérias cerebrais, provocando o derrame.

Além disso, pressão alta, diabetes, e patologias cardíacas que são decorrentes do excesso de peso precisam ser controladas, e isso inclui a prática de atividades físicas regularmente. O indicado é mudar os hábitos e ter uma qualidade de vida mais saudável.

Conheça os serviços da Central da Fisioterapia.