Exercícios que ajudam no tratamento da fibromialgia

A fibromialgia é uma patologia caracterizada por uma dor excessiva que se espalha pelo corpo, atingindo principalmente o tecido mole da nuca, região lombar, tórax, cotovelos, quadris, joelhos e canelas. Essa doença apresenta sintomas como depressão, fadiga e distúrbios do sono.

Esse problema acomete mais as mulheres e, infelizmente, a causa da fibromialgia é desconhecida. Porém, alguns hábitos simples que podem ser adotados no cotidiano de qualquer pessoa, são capazes de controlar a fibromialgia e devolver a independência e qualidade de vida do paciente.

É fundamental destacar que a dor é sinal de alarme, especialmente para as pessoas portadoras de fibromialgia. Por isso, se as atividades físicas estão causando dores e lesões intensas, o recomendado é procurar o seu médico e o seu especialista em educação física para que possa ser feito novas orientações. Confira atividades que auxiliam no tratamento da fibromialgia:

Caminhada

Realizar caminhada diariamente de 30 a 45 minutos é uma atividade que, além de melhorar a saúde do coração, minimiza as dores da fibromialgia e a depressão.

Natação e Hidroginástica

Exercícios na água são capazes de melhorar a capacidade física e a respiração do indivíduo, mas é importante ressaltar que a água deve estar aquecida, já que água fria contrai a musculatura do corpo e causa dor.

Alongamento

Se aquecer na horade se levantar, antes de algum tipo de atividade física e por alguns minutos do seu dia é muito importante, isso porque o alongamento proporciona uma melhoria na distribuição de sangue dos músculos e tendões, adequando a respiração e frequência cardíaca.

Fisioterapia

A fisioterapia para o tratamento da fibromialgia pode ser aplicada através de uma série de atividades que ajudam a controlar as dores, fadiga e distúrbios do sono, proporcionando o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular.

A fisioterapia pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana, sendo que o tratamento deve ser voltado para a diminuição dos sintomas que o paciente apresenta. As técnicas que o fisioterapeuta realiza pode ser o pilates, massagens, atividades especializadas de alongamento e a utilização de aparelhos de eletroterapia, que são usados para minimizar as dores na região da fibromialgia.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento domiciliar de fisioterapia em pacientes que precisam de um especialista, sem que seja necessário se deslocar de sua residência até uma clínica. Nossa empresa conta com um amplo quadro de profissionais especializados em diversas áreas da fisioterapia para proporcionar o melhor tratamento no conforto de sua casa.

Conheça nossos tratamentos e agende já a sua consulta através da nossa central de atendimento 24 horas, será um prazer atende-lo!