Entorse de tornozelo

A entorse de tornozelo é caracterizada como uma torção no pé muito comum entre as pessoas de todas as idades, sendo essa a causa de 85% das lesões no tornozelo. Na grande parte dos casos, essa torção é de pequenos danos e não causa a ruptura de ligamentos. A entorse também acomete diversos atletas, pois alguns esportes exigem movimentos bruscos durante os treinos.

Existem dois tipos de entorses, sendo a mais comum a inversão do pé, que é a torção para fora. O outro tipo de torção é a eversão do pé, quando o paciente torce o pé para dentro, podendo acometer o ligamento deltóide. Esse segundo tipo de lesão é a mais rara, porém, quando é rompido, a gravidade e o tempo de recuperação são maiores.

Os principais sintomas da entorse são: dores intensas, diminuição do movimento, perda da sensibilidade, vermelhidão e inchaço. Todavia, esses sintomas são classificados em níveis de gravidade, sendo eles:

• Nível um: causa o estiramento dos ligamentos, mas sem ruptura. O paciente apresenta algumas dores e inchaço.
  • Nível dois: causa instabilidade dos ligamentos e a ruptura parcial dos mesmos. Acompanha dor, rigidez articular e edema.
  • Nível três: os ligamentos são completamente rompidos e a instabilidade no pé é maior. O indivíduo apresenta dor, inchaço, vermelhidão e falta de firmeza ao andar.

Em todos os tipos de entorse, o repouso imediato e o uso de gelo e compressas se fazem necessários. A fisioterapia ortopédica também é muito importante nesses casos, já que o profissional proporciona atividades que aceleram a cicatrização da fratura, dos tecidos circundantes e restabelece os movimentos comprometidos.

A Central da Fisioterapia conta com um amplo quadro de profissionais especializados em diversas áreas da fisioterapia para poder realizar o melhor tratamento da entorse de tornozelo no conforto de sua casa, transformando a sua residência em uma verdadeira clínica de reabilitação.

Tais práticas feitas pela fisioterapia ortopédica da Central da Fisioterapia possibilitam o alívio das dores, melhora o equilíbrio e fortalece os músculos. Além disso, o fisioterapeuta também atua na prevenção do surgimento de lesões futuras.

Conheça nossos tratamentos e agende já a sua consulta através da nossa central de atendimento 24 horas, será um prazer atende-lo.