Por que é importante praticar exercícios físicos?

A prática de exercícios e/ou de esportes é indispensável durante todo o ano, porém muitas pessoas só se lembram disso quando chega o verão, com o intuito de chegar à forma física ideal.

A importância da atividade física vai além de se conseguir um corpo perfeito, é essencial também para a saúde. Fazer exercícios regulares ajuda na prevenção de doenças e a evitar o desenvolvimento de novas:

- Reduz o risco de doenças cardíacas e para pessoas que já tiveram um ataque cardíaco, a chance de ter um segundo diminui;

- Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão;

- Diminui o colesterol e o risco de desenvolver pressão alta;

- Diminui o risco de desenvolver diabetes;

- Ajuda a conseguir um peso ideal e mantê-lo;

- Reduz a ansiedade e o estresse;

- Mantém articulações, músculos e ossos saudáveis;

- Ajuda os idosos a ficarem mais fortes.

Algumas aplicações são interessantes durante as práticas ao ar livre ou em um ambiente fechado, como:

- O uso de roupas leves, claras e folgadas para ajudar a suar adequadamente e manter a temperatura do corpo normal;

- Calçar tênis confortáveis e leves para não causar nenhum dano ou lesão física nas articulações e nos pés;

- Se a prática das atividades for ao ar livre é fundamental que o horário do sol seja respeitado – é aconselhável antes das 10h ou depois das 16h, porém o sol no verão fica mais forte, logo não é interessante praticar entre as 8h e às 18h. Não se esquecendo de respeitar os limites do corpo;

- Hidratar-se o tempo todo;

- Alimentar-se bem antes e depois.

É importante que se consulte um médico para passar por uma avaliação e verificar o estado de saúde e quais são as atividades mais indicadas. Realizar as atividades com o acompanhamento de um profissional de educação física para que os exercícios sejam adequados ao corpo e às metas.

É necessário manter uma alimentação saudável com assistência de um profissional nutricionista que ensinará hábitos saudáveis, indicando a quantidade certa de nutrientes para cada organismo e, auxiliará o tempo certo entre as refeições.

Com fisioterapeutas são feitas atividades aeróbicas por meio da Fisioterapia Respiratória, para que haja melhora nas frequências cardíacas e respiratórias. A Fisioterapia Ortopédica ajuda a construir e manter músculos e ossos fortes, além de estabilizar o físico e a elasticidade, diminuindo assim, o risco de quedas e lesões como fraturas, luxações, contusõestendinites e outras.

Interessou-se pelo assunto? Leia também: Importância da fisioterapia no futebol.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes que querem praticar exercícios com responsabilidade. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. . Será um prazer atendê-lo!

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,