Saiba a diferença entre luxação e contusão

Luxação ou Contusão?

A Luxação ocorre quando há o deslocamento de um ou mais ossos de uma das articulações do corpo e é classificada como:

- Completa ou incompleta 

São classificadas uma luxação completa quando ocorre o deslocamento total dos ossos e incompleta quando o deslocamento é reduzido.

É provocada por um traumatismo sobre a articulação e detectada após exames clínicos e radiografias. As dores são fortes, por isso são receitados anti-inflamatórios e analgésicos antes da cirurgia. As cirurgias são realizadas para que o osso seja recolocado no lugar e o paciente fique sob efeito de anestesia. 

Contusão é um dano ou ferimento que é ocasionado após um impacto ou choque. Acontece em algumas regiões como: óssea e muscular. Possui 3 fases:

- Aguda;

- Recuperação;

- Remodelamento.

Durante a fase aguda podem ser aplicadas compressas de gelo durante 1 ou 2 dias, além de massagens e compressas de água quente, a partir do terceiro dia. 

Tanto a luxação quanto a contusão são muito comuns na prática de esportes.

Fisioterapia Ortopédica é indicada para tratamento no pós-operatório tanto em casos de luxação quanto contusão. Durante as fases de recuperação (que são feitos exercícios para recuperar a força e a mobilidade muscular) e de remodelamento (onde os exercícios são aplicados de forma moderada, até que o músculo seja recuperado totalmente).

Se interessou por este assunto? Leia também: Quais são os tipos de fraturas?

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes que sofreram luxação e contusão. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia