Do que são compostos os ossos?

Quando nascemos possuímos 300 ossos que, com o desenvolvimento e crescimento do corpo, irão se fundir e chegar ao total de 206 ossos na fase adulta. Os ossos são essenciais para que seja possível a movimentação, a proteção dos órgãos internos, e a estrutura que garante a postura, sustentação dos músculos, responsável por dar forma e equilíbrio ao corpo humano. O osso é formado por um processo chamado ossificação, e é composto por substâncias como o colágeno, além de sais minerais como o potássio, o fósforo e o cálcio, sendo que 99 por cento do cálcio do corpo humano está localizado nos ossos.

O sistema esquelético é composto por cabeça, tórax, coluna vertebral, membro superior e membro inferior. Além dos ossos, o sistema esquelético é composto por cartilagens, tendões e ligamentos, que estão todos interligados e funcionam em conjunto. Na parte interna de um osso, ficam os vasos sanguíneos, as células, sendo que os ossos são tecidos vivos e estão em constante mudanças.

Os ossos recebem classificações de acordo com sua forma e tamanho, sendo o fêmur o maior osso do corpo humano, localizado na coxa, e o menor osso o estribo, localizado na parte interna do ouvido.

Quando ocorre uma fratura em algum dos ossos do corpo humano, é indicado o tratamento pela fisioterapia ortopédica, que irá aplicar alongamentos, massagens e exercícios para fortalecimento muscular, prevenção de deformações do membro afetado e possibilitar alívio de dores.

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia