Fisioterapia Respiratória – Tratamentos

Nossos tratamentos consistem em manobras manuais pulmonares, exercícios respiratórios e a utilização de oxigenoterapia.


Fisioterapia Respiratória

Objetivo da Fisioterapia Respiratória

Um dos ramos mais procurados da fisioterapia, a fisioterapia respiratória, também conhecida como fisioterapia cardio-pneumo respiratória, tem como principal objetivo restabelecer ou até mesmo prevenir alterações nas funções cardio-pulmonares decorridas de diversos tipos de patologias que afetam esses órgãos, sejam essas alterações distúrbios pulmonares crônicos ou agudos.

Normalmente, tais alterações são decorrentes de patologias como infartos, pneumonias, asmas, bronquites, tuberculose, entre outras. Em alguns casos, pacientes de outras enfermidades, que em um primeiro momento não têm diretamente alguma ligação com problemas de respiração, como no caso daqueles que sofreram acidente vascular encefálico (AVC), também necessitam de fisioterapia respiratória domiciliar.

Como funciona a Fisioterapia Respiratória

O tratamento feito por meio das técnicas da fisioterapia respiratória consiste em manobras manuais pulmonares, exercícios respiratórios, e, em alguns casos particulares, a utilização de oxigenoterapia, com o intuito de restaurar o bom funcionamento dos pulmões e da respiração. São utilizados equipamentos específicos de acordo com o quadro clínico do paciente para que a ventilação pulmonar seja otimizada e recuperada.

É bem comum que esse tipo de fisioterapia seja aplicada em crianças – chamada de fisioterapia respiratória pediátrica -, principalmente em situações em que a criança possua problemas de saúde como a bronquiolite, a pneumonia ou a broncopneumonia, casos em que há a necessidade de atendimento por um especialista pediátrico.

Em outros casos também bastante recorrentes, a fisioterapia cardio-pneumo é destinada às pessoas com idade mais avançada, ramo da especialidade denominado de fisioterapia respiratória geriátrica. Ela é utilizada tanto na manutenção das condições de saúde do paciente idoso, quanto na recuperação de sequelas resultantes de alguma enfermidade.

Objetivo da Fisioterapia Domiciliar

A fisioterapia domiciliar respiratória tem por objetivo restaurar a identidade física, pessoal e social dos pacientes, sempre no conforto e na praticidade de suas próprias casas.

A Central da Fisioterapia possui profissionais altamente capacitados e treinados para a realização de um tratamento humanizado e personalizado, com equipamentos modernos e específicos para cada tipo de caso.

Você Precisa de um Fisioterapeuta?



Central de Atendimento 24h