Dia Mundial do combate ao AVC

O Acidente Vascular Cerebral, ou simplesmente derrame, ocorre quando há o rompimento ou entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, o que pode motivar a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea, provocando sequelas graves e até mesmo o óbito do indivíduo.

Essa doença é responsável por mais mortes anualmente em todo o mundo do que a malária, tuberculose e AIDS juntos. Por isso, a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO) criou a campanha Dia Mundial de combate ao AVC, escolhendo o dia 29 de Outubro para refletir sobre esse assunto que causa o óbito de um a cada seis indivíduos no planeta.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde comprovam que 60% de 285 mil brasileiros já sofreram de AVC, e 50% deles desenvolveram alguma sequela. Por isso, esse dia serve tanto para combater a doença quanto ressaltar a importância dos cuidados daqueles que sobreviveram à patologia.

A Central da Fisioterapia divulga a campanha e incentiva a atenção sobre esse assunto, não somente hoje, mas todos os dias.