Dores no quadril

O quadril é a maior junta do corpo humano. Essa estrutura é responsável por equilibrar a base da coluna e unir as pernas ao tronco, além de ajudar a articular o fêmur, o osso da bacia e o osso da coxa. Sendo uma região muito complexa, ela exige certos cuidados para evitar futuras lesões, dores e até transtornos.

Geralmente, a dor no quadril não é um sintoma ou quadro grave. As principais causas dessas dores são ligadas a doenças que, se não tratadas corretamente, podem interferir na qualidade de vida do paciente, como a artrite, bursite, tensão ou torção, tendinite, infecção e osteoporose. Nas mulheres, é comum acontecer a dor devido ao período menstrual. Na gravidez isso ocorre devido ao efeito do hormônio relaxina sobre os ossos e articulações, tornando o quadril mais solto e gerando desconforto, principalmente se a gestante tiver uma má postura durante seu dia a dia.

Na maioria dos casos, as dores no quadril podem ser tratadas em casa, com repousos e evitando atividades e esforços em excesso. No entanto, quando a dor na região ultrapassar um mês, ou piorar ao longo do tempo, é recomendado ir a um especialista para o diagnóstico de alguma possível doença.

O tratamento varia de acordo com a queixa do paciente e a idade que ele tiver. Um destes métodos utilizados é a fisioterapia, que tem como objetivo promover uma rotina de exercícios para fortalecer o quadril e evitar dores e lesões na região, revigorando as coxas e as costas, e exercícios posturais.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes que sofrem de dores na região do quadril. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!