Por que é importante beber bastante água no calor?

Uma pessoa quando sente calor, principalmente se ela estiver na praia, logo pensa em tomar aquela cerveja gelada, porém o que ela não deve saber é que a cerveja tem muitas calorias e não fornece nenhum nutriente ao organismo, além de baixar a taxa de glicose do sangue.

Quando o nível de glicose do sangue diminui, o fígado repõe a substância transformando o carboidrato estocado no organismo em glicose e evita a hipoglicemia. Mas quando tem álcool no organismo, o fígado fica ocupado em eliminar a bebida tóxica, ou seja, ele não vai produzir glicose até expelir todo o álcool do sangue. Assim, o órgão que viabiliza energia para o organismo, nesse momento vai estar preocupado em metabolizar o álcool.

É muito importante beber bastante água e não tanta cerveja, principalmente no calor e se estiver praticando exercícios físicos. A falta de água no organismo leva a desidratação que causa sintomas como: aumento de sede, irritabilidade, diminuição do volume de urina, perda de elasticidade da pele e olhos fundos. Nos casos mais graves também surgem sintomas como: falta de sensibilidade, perda dos movimentos do corpo, pressão baixa e ausência de urina.

Algumas boas dicas são:

- Quando estiver praticando exercícios físicos, há necessidade de tomar ainda mais água;

- Lembre-se de beber água. O ideal é tomar 2,5 litros de água por dia;

- No calor, o organismo perde líquido além do normal. Então, quando estiver quente, não se esqueça de beber mais água;

- Se a urina está escura, é sinal de que o organismo está economizando água. Beba água até a urina atingir uma tonalidade clara e mantenha a cor;

- A comida é uma grande fonte de líquidos, por isso consuma alimentos ricos em água;

- A sede é o sinal mais importante de que o organismo está necessitando de muita água. Não deixe de beber água ao sentir sede.

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia