Dicas de exercícios para o quadril

 

As pessoas não devem sentir desconfortos quando andam. Se o indivíduo passa por dores na região do quadril, pode ser que ela esteja com artrose nessa articulação. Alguns dos sintomas da patologia de quadril, só são perceptíveis em estado avançado. Seus efeitos são dormência ou formigamento nas pernas, traumatismo, desgaste articular ocasionado pela idade avançada ou doença inflamatória.

Para aqueles que estiverem com alguns desses sintomas, o recomendável é procurar um profissional que possa orientá-lo. Agora, quem desejar ter uma saúde de quadril cada vez melhor, alguns exercícios podem ser realizados tendo em vista o conforto e a prevenção contra futuras lesões.

1 – A pessoa deve estar de frente para uma cadeira. O primeiro passo é apoiar as mãos no encosto. Logo em seguida, uma das pernas deve ser levantada. A que estiver erguida deve ficar dobrada, enquanto a de apoio permanece esticada. O mesmo deve ser feito com a outra perna, sendo alternado o movimento. O importante é iniciar com 2 ou 3 séries de 10 repetições. Com o tempo a pessoa pode aumentar a quantidade de vezes.

2 – Com a cadeira de frente para a pessoa, leve uma das pernas para o lado e mantenha o joelho esticado. O movimento deve ser realizado com os dois membros. Para potencializar o esforço muscular, pode ser usada uma faixa elástica em volta das pernas. A séria pode seguir o mesmo ritmo do primeiro exercício, desde que a pessoa se sinta a vontade para aumentar as repetições.

3 – O exercício que pode ser feito todos os dias é deitado. A pessoa dobra as pernas e levanta o quadril, com o abdômen e o glúteo contraídos. Para que os resultados sejam positivos é preciso que o corpo fique alinhado. Assim como os outros, deve ser iniciado com 2 ou 3 séries. As repetições aumentam gradativamente.

A central da Fisioterapia realiza atendimento em domicílio para pessoas que estejam sofrendo de artrose no quadril. Nossos profissionais realizam tratamento nas residências, cuja finalidade é manter o conforto dos pacientes. Entre em contato e realize uma pré-consulta.