Dor no nervo ciático

O nervo ciático é tido como o maior do corpo humano, pois ele estende-se desde a face posterior do quadril, descendo por trás da coxa e dos joelhos até alcançar o maior dedo do pé, ou seja, vai desde os pés até a coluna lombar. É esse nervo que possibilita o movimento dos músculos das pernas e suas sensações.

A dor no nervo ciático, que é popularmente conhecida pelo nome Ciática, é gerada por algum tipo de dano no nervo que pode acontecer dentro do canal espinhal ou em algum outro ponto do trajeto que o nervo faz. Os anéis que circundam os discos acabam se rompendo com o aumento de pressão, o que intensifica as dores nas costas. As causas mais comuns para essas lesões são devidos á tumores, fraturas por pressão, estenose da coluna lombar, anomalias congênitas, traumas, osteoartrite, hérnia de disco e síndrome do músculo piriforme (um espasmo muscular que aperta o nervo ciático).

Cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, mas na maioria dos casos, as dores ocorrem com mais frequência em um só lado. Outros sintomas mais comuns são: dores agudas em uma parte da perna ou quadril, diminuição da força muscular, formigamento ou sensação de queimação, aumento das dores ao ficar em pé ou sentar, ao tossir, ao espirrar ou ao rir e maiores dores devido a movimentos de elevação dos membros inferiores.

Há recomendações preventivas para as dores do nervo ciático. São elas:

 

  • Sempre flexione os joelhos quando erguer algo do chão; 
  • Evite fazer movimentos bruscos com a coluna vertebral; 
  • O hábito de ter a postura correta deve ser desenvolvido, por isso a boa postura é essencial; 
  • Praticar atividades físicas que fortaleça a musculatura de todo o corpo.

 

O tratamento se dá por analgésicos e anti-inflamatórios, mas a Fisioterapia também é importante, pois o profissional estabelece uma rotina de atividades de acordo com o grau das dores e do tipo de paciente, o que acaba facilitando a agilidade do tratamento e devolvendo a qualidade de vida ao paciente. A Central da Fisioterapia realiza atendimento em diversos pacientes que sofrem de dores no nervo ciático (Ciática). Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!