As diferenças das pisadas

Poucas pessoas sabem que cada indivíduo possui uma maneira diferente de pisar, por isso, diagnosticar a forma de como o seu pé toca o chão auxilia na hora de praticar exercícios e realizar os compromissos do dia a dia.

Existem três tipos de pisada que podem ser classificadas como: pronada, supinada e neutra.

A pisada pronada é caracterizada como “pisada para dentro”. O arco plano e a parte interna do pé ficam totalmente apoiados no chão, o que acaba comprometendo outras regiões do copo como os joelhos, quadril e a coluna. Já a pisada supinada é o oposto da pronada, com o arco cavo o indivíduo toca o chão com a parte externa do pé, o que também compromete o próprio membro e os tornozelos.

A neutra é a pisada normal, que toca o chão de forma centralizada. Essa forma de pisar é capaz de fornecer mais distribuição de carga e evita os tornozelos de sofrerem alguns desconfortos.

A forma como pisamos pode estar associado a diversos fatores, por isso, usar o calçado de maneira errada pode motivar lesões em várias partes do copo, especialmente em pessoas que pisam de forma incorreta.

Os danos de não utilizar o calçado de forma correta vão desde lesões, calos e bolhas nos pés até problemas crônicos, como tendinite, canelites, fraturas e deformidades ósseas. O único especialista que pode avaliar com precisão a sua pisada é o fisioterapeuta.

O método que o profissional utiliza é o exame de pedígrafo, no qual o paciente pisa sobre uma plataforma que carimba os pés, de forma que o fisioterapeuta visualize a forma da sua pisada. Outra maneira de diagnosticar o problema é através da baropodometria, onde a pessoa fica descalço e pisa em um tablado com sensores de pressão.

Quando andamos ou corremos nosso corpo aplica uma força de, aproximadamente, oito vezes do nosso corpo ao tocar o chão. Dores e incômodos no tornozelo, joelho, quadril e até na coluna pode estar associado à forma de como você pisa, sendo assim, avaliar a sua pisada é fundamental.

Central da Fisioterapia realiza atendimentos em domicílio para vários pacientes que precisam de um fisioterapeuta, sem que seja necessário se locomover até uma clínica. Para ter mais informações de tratamento em casa, fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia ligue para a nossa central de atendimento 24 horas. Será um prazer atendê-lo.