Volante da Ponte Preta sofre lesão durante jogo contra o ABC

O jogador Fernando Bob da Ponte Preta sofreu uma luxação subtalar e rompeu um ligamento do tornozelo ao torcer o pé esquerdo no começo da segunda etapa da partida contra o ABC, pela série B do Campeonato Brasileiro, vencida por 2 a 1 pelo time de Campinas, no último sábado (10). Bob foi disputar bola aérea com um jogador adversário e caiu com o pé virado, provocando a lesão.

Imediatamente o volante foi levado de ambulância à Santa Casa de Valinhos com suspeita de fratura, porém, após excelente recuperação, a lesão e a dor foram reduzidas e Fernando foi liberado para ir para casa, onde permanecerá em observação por uma semana.

“Agora ele ficará uma semana na sua residência, sendo observado diariamente e depois deve ir ao estádio onde se iniciará um processo de drenagem e de fisioterapia. É fundamental um acompanhamento cuidadoso e criterioso no processo de recuperação, mas ele está tranquilo e estamos bastante otimistas”, afirma o médico da Macaca Sérgio Rosa. A previsão é que Bob volte a jogar em três meses, porém iniciará os treinos logo após a Copa do Mundo.

A luxação subtalar, caracterizada por um lesão no osso tálus, no tornozelo, é causada a partir de uma força em inversão no pé, que pode levar à ruptura dos ligamentos, como foi o caso do atleta pontepretano. A redução é conseguida, na maioria dos casos, com sucesso a partir de uma tração manual sob anestesia raquidiana ou geral. Em outros, não é possível fazer a redução fechada, então o médico entra com um procedimento cirúrgico, cuja localização da incisão dependerá da direção da luxação.

O tratamento da fisioterapia desportiva deve-se iniciar assim que a lesão for detectada, após a devida estabilização. A electroterapia é responsável for fazer a redução da dor e do inchaço e o objetivo do profissional é recuperar os movimentos e a força dos músculos que atuam nessa articulação.

Central da Fisioterapia conta com profissionais especializados no tratamento de recuperação de luxação subtalar. Agende uma pré-consulta ou se quiser saber mais sobre os nossos fisioterapeutas entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!