O que é Osteocondrite?

A osteocondrite – ou osteocondrose – é uma doença rara que ocorre quando uma quantidade de osso e sua cartilagem perdem seu fornecimento de sangue. Os cotovelos e joelhos são as partes mais afetadas e geralmente essa doença afeta os homens jovens que praticam algum exercício físico. Os sintomas mais comuns são:

- Dor nas articulações;

- Rigidez;

- Inchaço;

- Edema;

- Fraqueza;

- Bloqueio da articulação.

Na maior parte das vezes as causas não são conhecidas. Em alguns casos o que leva à lesão são fortes impactos ou perturbações do crescimento (crianças que patricam atividades esportivas durante o crescimento).

O diagnóstico é feito quando uma pessoa não consegue esticar o membro completamente, ocorre um bloqueio e, a cartilagem e o osso soltos ou moles ficam comprimidos. Para ser confirmado o diagnóstico, o médico solicita uma ressonância magnética ou artroressonância.

Não há um tratamento específico, nos jovens a osteocondrite pode se corrigir espontaneamente, desde que as atividades físicas sejam reduzidas ou interrompidas totalmente. O tratamento conservador requer descanso, uso de muletas, imobilizadores, anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia. A cirurgia artroscópica também pode ser realizada, o especialista removerá a cartilagem solta e o tecido ósseo da articulação será estimulado.

A Fisioterapia Ortopédica atua no tratamento conservador e pós-cirúrgico. São aplicados exercícios de recuperação e de força, e alongamentos para que o paciente possa voltar aos poucos às suas atividades e recuperar sua qualidade de vida.

Central da Fisioterapia possui uma equipe de profissionais especializados que realizam atendimento em pessoas com osteocondrite. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

 

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fisioterapia