A surfista Maya Gabeira volta ao mar dois meses após o acidente

Em entrevista consedida ao Fantástico no último domingo (19), a surfista Maya Gabeira contou como foi sua volta ao mar pela primeira vez desde o acidente que sofreu enquanto surfava, em Nazaré, Portugal, no fim de outubro de 2013.

A carioca conhecida como a melhor surfista de ondas gigantes do mundo, durante dois dias, praticou a técnica tow-in, na qual o surfista é rebocado por uma moto aquática até a onda grande.

No momento em que acordou após o acidente diz ter pensado em nunca mais querer passar por aquela situação na vida, mas na ambulância já tentou saber como havia surfado. Confessou que tem medo de morrer afogada como todo mundo, esse perigo é maior para ela por se expor aos riscos mais do que todos.

A vontade dela é de sair em busca da próxima onda gigante e para isso vem se preparando bastante, a surfista tem feito intensas sessões de fisioterapia com corrida e exercícios pesados para tratar e fortalecer o tornozelo que fraturou no momento do acidente, e também os músculos da perna.

Ela praticava a técnica de surf com uma bota que usa para proteger os ligamentos do tornozelo, porém enquanto surfava perdeu a bota e nem percebeu, quando tentou levantar para mais uma onda, sentiu dores na região.

“Eu estou muito feliz de, depois de dois meses de muleta, estar de volta fazendo o que eu gosto. E estar na ativa. Acho que estou em 80%. Acho que tem 20% aí de fortalecimento muscular mesmo, treino e tempo dentro d‘água”, finaliza a surfista ao ser perguntada, por ser uma atleta, qual seria a porcentagem de sua recuperação. 

A Central da Fisioterapia possui profissionais especializados para tratar fratura no tornozelo. Solicite atendimento ou se precicar se mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. . Será um prazer atendê-lo!

 

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia