Benefícios da massagem esportiva

O processo de recuperação física está diretamente relacionado ao processo do metabolismo energético, recuperação muscular, neuromotora e neuroendócrina. E esse processo de recuperação física, feito de maneira inadequada, associado a um treinamento excessivo e prolongado, pode causar alterações fisiológicas negativas e um sobretreinamento no atleta.

Um dos passos que compõe um processo adequado de recuperação física e um dos mais utilizados no futebol é a massagem esportiva, aplicada antes ou após os jogos. A massagem esportiva é muito indicada para lesões musculares causadas pelos treinos excessivos, e também aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a eliminar toxinas que se acumulam nos músculos após a prática de exercícios físicos. Ela é indicada antes dos treinos ou de alguma competição, pois estimula a produção do hormônio adrenalina e aquece os tecidos do corpo.

Os principais objetivos da aplicação da massagem esportiva são:

- Aliviar o estresse e a dor;

- Aumentar o desempenho do atleta;

- Evitar fadiga;

- Diminuir inchaços e tensão muscular;

- Aumentar a flexibilidade;

- Prevenir lesões;

- Recuperar o corpo após treinos ou exercícios.

A massagem esportiva é contra indicada em casos de lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensiblidade ou aversão ao toque, casos de febre, infecções, tumores e TVP (trombose venosa profunda).

Central da Fisioterapia possui profissionais especializados em massagem esportiva, para prevenir e/ou recuperar lesões. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,