14 de Novembro é o Dia Mundial do Diabetes

O dia 14 de Novembro foi adotado como o Dia Mundial do Diabetes, o diabetes é uma síndrome do metabolismo com várias origens e decorre da incapacidade do pâncreas de produzir a insulina (hormônio) em uma quantidade suficiente para o organismo ou da incapacidade da insulina de agir adequadamente, aumentando assim, a glicose (açúcar) no sangue. A insulina reduz a glicemia ao permitir que o açúcar que está no sangue penetre nas células para ser usado como uma fonte de energia.

Existem alguns tipos de diabetes:

- A expressão Pré-diabetes é utilizada para dar um indício de que o paciente tem pré-disposição para desenvolver o diabetes tipo 2. Neste, não é possível produzir insulina, podendo desenvolver a doença em qualquer fase da vida. Essa pré-disposição não ocorre em casos de Diabetes tipo 1.

- O Diabetes tipo 1 ocorre pois o pâncreas não produz insulina devido a um defeito do sistema imunológico e assim, os anticorpos acabam atacando as células que produzem o hormônio;

- O Diabetes tipo 2 existe por dois fatores – diminuição da secreção de insulina e uma resistência ao hormônio. Pode ser tratado com remédios orais ou injetáveis, porém, a doença pode agravar com o tempo;

- O Diabetes Gestacional se dá pela rejeição à ação da insulina na gestação, os níveis de glicose no sangue aumentam e pode ou não persistir até o parto. Sua causa não é conhecida;

- Existem outros tipos de diabetes que decorrem da genética associada à outras doenças ou ao uso de alguns medicamentos.

A doença é detectada através de um exame chamado Glicemia de Jejum, onde os números ideais são de 70 a 99. Se estiver entre 100 e 125 é um caso de intolerância à glicose. O indivíduo estará com diabetes se em dois exames de dias diferentes derem um resultado igual ou maior que 126. Mas pode ser prevenida se o indivíduo manter uma alimentação saudável, controlar o peso, fazer exercícios físicos, dormir bem, evitar o estresse. Tomar café e comer amêndoas também auxiliam no combate ao diabetes.

O símbolo da campanha é um círculo azul e assim como na campanha “Novembro Azul”, alguns monumentos do país serão iluminados de azul para alertar a população do quanto é fundamental realizar os exames preventivos.

O diabetes causa complicações na saúde, uma delas é a neuropatia diabética (devido a lesões de vasos e nervos, por causa da variação da taxa de glicose no sangue)Com o tempo fica mais difícil movimentar as pernas e fazer atividades do dia a dia. Essas lesões causam perda de sensibilidade e de força muscular. Alguns sintomas são: sensação de queimação, formigamento, agulhadas, e outros tipos de dor.

A Fisioterapia Ortopédica ajuda a melhorar a qualidade de vida. O profissional aplica exercícios específicos de fortalecimento, alongamento muscular e treino de equilíbrio. Com o tempo as dificuldades podem diminuir até por completo.

Central da Fisioterapia realiza atendimento para tratar complicações físicas causadas pelo diabetes. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,