Atividades para fortalecer a lombar

Diversas pesquisas demonstram que a dor lombar (lombalgia) afeta pelo menos 70% da população adulta. As causas desse incômodo podem ser patologias estruturais na própria coluna, hérnia de disco, bico de papagaio ou problemas musculares, tais como enfraquecimento muscular, inflamação e encurtamento.

É importante destacar que a lombar precisa ser fortalecida independente de qual seja o problema. Raramente se vê algum tipo de atividade física para essa região, passando despercebida nas academias e nos esportes.

Por isso, começar alguns hábitos para fortalecer a lombar e evitar lesões é fundamental. Confira algumas dicas:

Não permaneça sentado por muito tempo

Passamos mais tempo sentados no trabalho do que em casa, sendo assim levante um pouco para beber água, pegar algum papel na impressora e resolver assuntos pequenos ao invés de mandar um e-mail.

Caminhadas

O ato de caminhar traz muitas vantagens para a lombar. Andar depois do almoço, descer do ônibus um ponto antes do local de trabalho ou de casa são ótimas opções para começar uma pequena caminhada. Logo após, aumente o tempo do percurso gradativamente.

Alongamentos

O alongamento faz bem tanto para a postura quanto a prevenção de dores. O hábito de esticar-se também fortalece a lombar, e consequentemente deixa as lesões e incômodos bem longe.

Consultar um fisioterapeuta

O auxílio de um profissional de fisioterapia é essencial, já que várias atividades para fortalecer a lombar podem ser realizadas apenas com a prescrição do especialista. Além disso, o fisioterapeuta realiza exames que identifica o grau, causa e localização exata da dor, e a partir disso promove o realinhamento das estruturas que estejam prejudicadas e alivia os desconfortos e sensações de "pinçadas" ou "queimações".

A Central da Fisioterapia realiza tratamentos em domicílio para diversos pacientes que precisam de um Fisioterapeuta, sem que o paciente tenha que se deslocar até uma clínica, evitando longas viagens e situações desconfortantes. Para ter mais informações de tratamento em casa, Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia ligue para a nossa central de atendimento. Será um prazer atendê-lo.