Atividades físicas podem reduzir sintomas de asma

Muitos não sabem, mas é possível conviver com asma e praticar atividades físicas até em nível profissional. Atletas campeões olímpicos e com outros títulos internacionais como o judoca Aurélio Miguel e o nadador Fernando Scherer (o Xuxa), sofrem de asma e mesmo assim praticavam os esportes sem problemas.

Todos os esportes e atividades físicas podem reduzir sintomas de asma, devido o fato de diminuir a sensação de falta de ar e fortalecer a musculatura do tórax, promovendo a expansão dos pulmões que proporciona um melhor condicionamento respiratório e consequentemente, um melhor rendimento. 

A natação faz muito bem para os pulmões porque contribui para o controle adequado da doença, entretanto, o cloro usado para a higienização das piscinas atua como um fator irritante para as vias respiratórias e agrava o quadro asmático, por isso deve-se ter cuidado e saber quais são as condições de tratamento da água, piscinas salinizadas (sal comum e cloreto de sódio adicionados diretamente na água) são a melhor alternativa.

Mesmo que as atividades físicas façam muito bem para pessoas com problemas respiratórios, é importante procurar um médico e realizar todos os exames necessários para saber quais são as condições de saúde, antes de começar a praticar esportes.

Fazer um tratamento através da fisioterapia respiratória é essencial para quem tem asma, os exercícios e massagens aplicados ajudam a relaxar, alongar e fortalecer os músculos do corpo, com o objetivo de reeducar a função respiratória, alguns aparelhos também são utilizados pelos especialistas.   

O esporte ou a atividade física devem ser complementares e não podem substituir os medicamentos. 

Central da Fisioterapia, através de profissionais especializados em fisioterapia respiratória, realiza atendimento em diversos pacientes que sofrem de asma. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

 Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fisioterapia