Jovem Gabriel Diniz, de 16 anos, sofre lesão na medula espinhal durante luta de jiu-jitsu

Gabriel Diniz, um jovem de 16 anos, teve sua vida mudada durante uma competição de luta no Ginásio Municipal de Vitória, em 4 de Agosto, na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Jiu-Jitsu, no Espírito Santo.

No meio da luta, o adversário aplicou um golpe em Gabriel, e não aguentando com o peso do jovem, acabou caindo por cima dele, que no mesmo instante caiu desacordado.

Em entrevista exclusiva ao programa Domingo Espetacular, da Rede Record, o jovem conta o que ocorreu durante o golpe sofrido, e que, já na ambulância a caminho do hospital, perguntava à socorrista se estava mexendo os pés.

Gabriel sofreu uma lesão grave no pescoço, teve 2 vértebras quebradas que comprometeu a medula espinhal e perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Já fez 2 cirurgias e ficou cerca de 22 dias internado.

O garoto não perdeu a sensibilidade do corpo, é provável que a comunicação entre o cérebro e o restante do corpo não tenha sido totalmente interrompida. Agora, morando em Belo Horizonte, 3 meses depois do acidente, o garoto vem fazendo tratamento intensivo de fisioterapia que pode durar até 1 mês e meio. A fisioterapia está dando resultados e Gabriel já consegue movimentar lentamente os braços.

Fisioterapia Motora, também chamada de fisioterapia traumato-ortopédica, é muito importante para casos como o do jovem Gabriel, de síndromes medulares. O tratamento tem que ser aplicado já no hospital e continuar no domicílio do paciente. O profissional fisioterapeuta ajuda com o emocional e o funcinal do paciente. São aplicados exercícios que fortalecem os músculos e ossos, e alongamentos que auxiliam no equilíbrio. Prevenir doenças respiratórias e problemas vasculares também é muito importante.  

Central da Fisioterapia conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e treinados, prontos para oferecer o melhor para a reabilitação de crianças, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais, e para todo paciente que necessite de cuidados profissionais em sua residência. Solicite atendimento clicando no botão abaixo ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo! 

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia