Você utiliza o tênis certo para o seu tipo de pisada?

Uma parte da população pratica exercícios físicos com regularidade. Mas será que essas pessoas estão usando o tênis correto para o tipo de pisada delas?

É muito importante usar o tênis adequado, pois ele amortecerá o impacto do pé com o chão e dará uma estabilidade aos movimentos, minimizando assim, os riscos de dores nos pés, tornozelos, bacia e coluna e também os de lesões como entorses, luxações, contusões e fraturas.

O tênis ideal deve respeitar:

- Estrutura do pé (plano, arqueado ou normal);

- E o padrão de pisada (pronadora, supinadora ou neutra).

Que servirá para os tipos de solo em que a pessoa vai correr como:

- Duro (asfalto ou cimento);

- Mole (grama ou borracha);

- Moderado (areia).

Se o calçado for usado para corridas de aventura ele deverá ser mais forte e mais resistente que os usados nas outras práticas, pois o solo do local pode alternar muito. 

Os tipos de pisada são:

- Pronadora: com esse tipo de pisada, as pessoas começam com um movimento no interior do calcanhar, apoiam a borda interna do pé e depois concentram todo o impulso no dedão. O pé é chato, ou seja, o arco é plano e a pessoa pode apresentar uma inflamação na planta do pé, conhecida como fascite plantar. O tipo de tênis ideal é o que assegura o controle de movimento, com estabilidade e amortecimento.

- Supinadora: nessa pisada, as pessoas começam com um movimento na parte externa do pé e concentram o impulso no dedo mínimo. O pé é cavo, ou seja, tem um arco bem curvado. O tipo de tênis ideal é o com maior amortecimento.

- Neutra: é a pisada onde o impulso maior é na frente do pé. O pé é mais uniforme, ou seja, tem um arco normal. O tipo de tênis ideal é o com maior estabilidade.

Sabe como descobrir o tipo de pisada? Existem dois métodos fáceis.

Metódo 1:

- Analisar um tênis antigo e verificar em qual parte está mais desgastada - desgaste na parte interna (pisada pronadora), desgaste na parte externa (pisada supinadora) e desgaste uniforme (pisada neutra).

Método 2:

- Separar uma folha de jornal, uma bacia com água e uma caneta;

- Colocar a folha e a bacia uma ao lado da outra;

- Molhar o pé dentro da bacia e depois pisar na folha de jornal;

- Pegar a caneta e circular a área que ficou molhada;

- Por último, comparar a forma do pé com as da imagem ao lado.

Antes de escolher o tênis, deve-se levar em conta que os pés incham durante as atividades físicas, principalmente durante uma corrida, por isso é importante que a escolha seja por um tênis mais folgado e com mais espaço para que não machuque. O pé não pode escorregar dentro do calçado e o dedão tem que se mexer.

Geralmente os tênis perdem o amortecimento, então, para que não haja lesões, é aconselhável que a troca seja feita quando os calçados começarem a ficar desgastados.

É importante procurar por um ortopedista para que sejam dadas informações mais precisas sobre o tipo de pisada e o tênis ideal para cada uma delas. O ortopedista avaliará a pisada e, se for pronadora (pé chato), indicará o tratamento fisioterapêutico e, se o plano do pé for muito chato e de tipo grave, provocando dores e alterações na caminhada, será aconselhada uma cirurgia.

A Fisioterapia Ortopédica auxilia principalmente casos de pisada pronadora. O fisioterapeuta atua com realização de exercícios que fortalecem a musculatura da planta dos pés, como caminhar na pontinha dos pés e pelo calcanhar, fazer movimentos circulares com as pontas dos pés, tentar pegar objetos com os dedos dos pés. O profissional também auxilia o paciente a aprender a caminhar começando pelo calcanhar, depois parte externa dos pés e por fim dedos. Para alguns pacientes recomenda-se o uso de palmilhas ou de calçados ortopédicos para diminuir as dores. A pisada supinadora pode causar lesões por sobrecarga e, nesse caso, o fisioterapeuta atua na recuperação dessas lesões, com exercícios e alongamentos.

Interessou-se pelo assunto? Leia também: O que é Fascite Plantar?

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes com pés planos. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo! 

 

Agradecemos pela leitura! 

Atenciosamente, 

Equipe Central da Fisioterapia