Quais são os exercícios e técnicas utilizados pela fisioterapia para a reabilitação de amputados?

 

Quais são os exercícios e técnicas utilizados pela fisioterapia para a reabilitação de amputados 

Antes de iniciar sessões que contenham exercícios e técnicas específicas para pessoas amputadas, o fisioterapeuta realiza uma minuciosa análise visando adequar estas sessões sempre de acordo com as reais necessidades de cada paciente.

Realizados moderadamente e de maneira apropriada, os exercícios para a reabilitação de amputados devem ser diários e também repetitivos. Afinal, somente a prática aliada a repetição é que podem aperfeiçoar as habilidades do indivíduo, principalmente na adequação do uso de próteses.

Entre as técnicas e exercícios realizados em sessões de fisioterapia em pessoas que passaram por amputação, temos os exercícios pré e pós-amputação. Saiba um pouco mais abaixo:

 

Fisioterapia pré-amputação 

Quando a amputação é programada, devido causa vascular, o paciente realiza exercícios de fortalecimento dos braços, visando sustentar melhor o peso do corpo, pois inicialmente o mesmo irá andar com o apoio das muletas, e também o fortalecimento das pernas, que tem como intuito fortalecer os músculos que ficarão preservados após a amputação.

 

Fisioterapia pós-amputação 

  • Técnica manual e enfaixamento para manter o coto em forma apropriada para receber o encaixe da prótese. Nesta etapa o que se busca é manter o coto com a cicatriz sem aderências através de massagem específica, além de manter o coto mais arredondado através de faixa elástica.
  • Exercícios de fortalecimento muscular dos braços (importantes para o uso das muletas quando ainda não estiver com prótese), da perna preservada (para sustentar o corpo) e do coto da perna amputada (importante para a colocação da prótese).
  • Treino de marcha, equilíbrio e coordenação (com muletas e/ou já com a prótese para locomoção). Aqui o que se busca é poder preparar a pessoa para andar sozinha com equilíbrio e coordenação. Como existem vários tipos de próteses, esta etapa pode durar um pouco mais do que as outras.