Como a fisioterapia ajuda na Paralisia Facial

A paralisia facial acontece quando há uma interrupção do influxo de qualquer nervo facial, promovendo alterações motoras e sensitivas no paciente. Em grande parte dos casos, a causa dessa patologia é desconhecida, sendo chamada de paralisia facial de Bell, que acomete o sistema nervoso periférico.

Essa doença causa problemas nos nervos, e com isso, os músculos faciais ficam fracos e flácidos. Geralmente, ela acomete só em um lado do rosto. Em alguns casos, a face não pode voltar ao normal, mas existem métodos eficazes que minimizam os efeitos da paralisia facial e até evitam danos permanentes.  

Quando é dado o diagnóstico da paralisia facial deve-se começar o tratamento imediato. A ajuda de um profissional especializado em fisioterapia é essencial, pois ela contribui com a recuperação sensitiva e motora do paciente. Além de proporcionar exercícios de treinamentos musculares da face, massagens e orientações.

O tratamento correto depende de cada tipo de paciente. Se a pessoa levou muito tempo para iniciar o tratamento, ela corre o risco de ter sequelas. A presença de diabetes e hipertensão também causam alguns danos. Porém, mais de 50% dos pacientes têm recuperação total ou satisfatória com a ajuda de um fisioterapeuta.

Para qualquer tipo de paralisia facial, o fisioterapeuta atua com o objetivo de reestabelecer a função de toda face, como diminuição da alteração de sensibilidade, recuperação dos movimentos e do tônus dos músculos do rosto, promovendo atividades e exercícios para o paciente. Com a função de devolver á ele uma melhor qualidade de vida.

As sessões de fisioterapia são muito recomendadas para quem sofreu de paralisia facial, pois elas diminuem os riscos de sequelas permanentes e minimizam os danos causados por essa patologia. A Central da Fisioterapia realiza atendimento em diversos pacientes que sofreram de paralisia facial. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!