Mantenha seus joelhos longe de lesões

As lesões no joelho têm como a principal causa o sedentarismo. Porém a prática de esportes exagerado e sem acompanhamento médico também é motivação de lesões e dores nas articulações. Listamos dez dicas de como evitar que isso aconteça e para levar uma vida mais saudável, confira:

 

Calçado

Tênis e sandálias confortáveis e com bom amortecedor ajudam a tirar a pressão das articulações, principalmente no joelho que é afetado. Para as mulheres o ideal é evitar o exagero de salto alto, pois também enfraquece a musculatura anterior da perna.

 

Mantenha o peso controlado

A cada passo dado, o impacto é de duas a quatro vezes do peso corporal transmitido através das articulações. Especialistas apontam que, ao perder 10kg de peso, é possível diminuir em até 20% a dor nos joelhos.

 

Fortaleça as articulações

O fortalecimento das articulações dá mais flexibilidade aos músculos. Antes de começar a praticar esportes, a aplicação do alongamento é importante, pois ajuda no melhor desempenho do treino, diminuindo as dores no joelho.

 

Não exagere nos exercícios

A região das pernas, principalmente os joelhos, tem limites fisiológicos. A dor depois de um treino desmoderado demonstra que a lesão já se instalou.

 

Melhore a mobilidade

Exercícios direcionados a uma modalidade esportiva e aliados com exercícios de pilates são indicados na prevenção de lesões nos joelhos, melhorando as articulações dos membros inferiores.

 

Revigore o quadril

A falta de preparo muscular pode causar sobrecarga com lesões. O ganho do músculo anterior da coxa (quadríceps) é importante para o preparo da atividade física, evitando principalmente as lesões no joelho.

 

Trabalhar outras articulações

Ter uma boa flexibilidade e um bom movimento auxilia na força durante o esporte, evitando a sobrecarga nos joelhos e articulações.

 

Consultar um especialista

Para um melhor desempenho em atividades físicas é fundamental consultar um especialista antes de começar os treinos para evitar dores e lesões, além de uma melhor ajuda na prática de exercícios. Um destes profissionais é o fisioterapeuta, que promove atividades físicas ideais para cada paciente, além de aliviar a dor causada pelos exercícios e no fortalecimento muscular, proporcionando uma melhoria dos músculos.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes que sofre de lesões e dores nos joelhos ou procura um especialista para melhor qualidade na hora dos de exercícios físicos. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!