Treino funcional: como praticar em casa

O treino funcional é uma das atividades mais praticadas pelos brasileiros, pois os exercícios consistem em trabalhar todos os músculos e articulações apenas com o peso e força do corpo. Os benefícios que se tem quando se pratica o treino funcional são vários, sendo os principais a estabilidade muscular, força, coordenação motora, equilíbrio, melhoria no sistema cardiovascular e a queima rápida de gorduras.

Além disso, todas as pessoas podem praticar o treino funcional em casa, porém mulheres grávidas, pessoas hipertensas ou que tenham feito alguma cirurgia articular precisam de alguns cuidados na hora de fazer os exercícios.

É importante ressaltar que o alongamento antes de qualquer atividade física é essencial. Todos os membros superiores e inferiores devem ser alongados por, pelo menos, 20 segundos antes da realização do treino funcional. Confira 4 atividades funcionais que podem ser realizadas no conforto de sua casa:

1. Agachamento

Desça com os braços paralelos, de modo que o glúteo fique na altura dos joelhos em 90º e depois se levante devagar. Repita o movimento por 1 minuto e 30 segundos.

2. Polichinelo

Faça polichinelos durante 1 minuto e 30 segundos.

3. Abdominal remador

Deite no chão e estique os braços, logo após levante e flexione as pernas fazendo com que os pés saiam do chão, abraçando simultaneamente os joelhos. Depois volte a posição e repita o movimento durante 1 minuto e 30 segundos.

4. Flexão de braços abertos

Faça flexões de braços abertos por, aproximadamente, 1 minuto e 30 segundos.

Repita os exercícios por, pelo menos, 2 vezes e em ordem numérica em. Para mais informações sobre fisioterapia, treinos, fisioterapia domiciliar ou sobre a Central da Fisioterapia basta entrar em contato através da nossa central de atendimento, será um prazer atende-lo.