Univap desenvolve aparelho para medir estímulos

Um equipamento para medir, de forma lúdica, o tempo de ação e reação de pacientes portadores de doenças como déficit motor e de atenção, hiperatividade, ataxia cerebelar, paralisia cerebral e acidente vascular encefálico foi desenvolvido por alunos e professores dos cursos de fisioterapia e engenharia da computação da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

É um equipamento interativo e dinâmico, que visa tornar as sessões de fisioterapia mais proveitosas. Trata-se de uma caixa com leds, conectado via bluetooth a um computador, onde um software registra o tempo de ação e reação, a resposta ao estímulo visual.

O aparelho, desenvolvido há quatro meses, ainda está em processo de validação. Segundo uma das criadoras, a fisioterapeuta e aluna de mestrado Ana Carolina, os estímulos serão medidos antes e após 10 sessões de tratamento de pacientes pós AVE. Além de uma forma de diagnosticar se houve diminuição da reação, o equipamento mostra a eficácia ou não do tratamento aplicado.

Central da Fisioterapia conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e treinados, prontos para oferecer o melhor para a reabilitação total de crianças, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais, e para todo paciente que necessite de cuidados profissionais em sua residência.