HIIT: O que é, como funciona e quais os benefícios

O HIIT(treinamento intervalado de alta intensidade) é um método de treinamento em que é preciso 100% de esforço rápido e intenso do indivíduo, sendo realizado com períodos curtos e intercalado de descanso.

Um dos principais benefícios deste tipo de atividade física é que mesmo após o treino, você ainda continua queimando calorias, já que o conceito por trás deste método é fazer com que a energia anaeróbica permaneça no corpo durante o tempo de treino de alta intensidade, de modo que em repouso ele continue eliminando calorias.

Outros benefícios que o HIIT trás para o corpo são:

  • Aumenta o metabolismo: Além de preservar os músculos e queimar gorduras, o HIIT instiga a produção do hormônio do crescimento em até 450% durante as 24 horas após o treino. 
  • Sem equipamento: Pode ser feito em qualquer lugar e não precisa gastar muito tempo nos treinos, já que excelentes resultados podem ser alcançados com exercícios que duram de 15 a 20 minutos. 
  • Melhora a capacidade cardiovascular: As atividades do HIIT aumentam a absorção de oxigênio de forma mais rápida, expandido o fôlego para os exercícios. Além disso, os treinos também auxiliam a produção de hormônios para lipólise. 
  • Todas as idades: O HIIT pode ser realizado por pessoas de todas as faixas etárias, pois a ideia deste método é melhorar o corpo gradativamente. Os treinos de alta intensidade podem durar menos no começo, mas com o tempo indivíduo ganha a resistência, aumentando assim o nível dos treinos.

O HIIT pode ser feito com diversos acessórios como cordas de pular, saltos ou na bicicleta ergométrica, por exemplo. As atividades são realizadas com alta intensidade durante um minuto ou dois, e logo após o indivíduo faz um pequeno descanso de 10 a 20 segundos, para assim repetir a mesma atividade até completar 20 minutos.

É importante destacar que é fundamental a consulta com um especialista antes de qualquer tipo de atividade física, para que o profissional estabeleça uma avaliação no paciente e veja se o mesmo está pronto para começar os exercícios físicos.

Central da Fisioterapia realiza tratamentos em domicílio para diversos pacientes que precisam de um Fisioterapeuta, sem que o paciente tenha que se deslocar até uma clínica, evitando longas viagens e situações desconfortantes. Para ter mais informações de tratamento em casaFisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia ligue para a nossa central de atendimento. Será um prazer atendê-lo.