Você sabe o peso ideal para as mochilas escolares?

Em todo início de ano letivo nas escolas, os pais se perguntam: Qual a quantidade de peso ideal que meu filho pode carregar na mochila? Como as mochilas devem ser usadas para não causar danos na coluna do meu filho?

O Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) órgão do Ministério da Saúde, alerta e recomenda:

- O peso das mochilas escolares não deve exceder 10% do peso corporal do aluno;

- Crianças ou adolescentes que carregam muito peso correm o risco de sentir dores nas costas, ficarem com uma postura incorreta e consequentemente, desvios na coluna vertebral;

- A mochila deve ser carregada nos dois ombros para que a carga fique distribuída na região central do corpo.

A sobrecarga de peso nas mochilas pode causar lesões na coluna, ombros e pernas. Se as crianças começarem a queixar-se de dores, é um sinal de que estão com algum problema na coluna ou em outra região.

Algumas dicas de cuidados simples que podem ajudar a não causar danos nas colunas dos filhos e deixar os pais mais tranquilos:

- As alças da mochila devem ser largas, acolchoadas e posicionadas próximas ao pescoço;

- Se estiverem com mochila nas costas, devem dobrar os joelhos para abaixar e não se inclinar dobrando as costas;

- A sacola tem que ficar 5 cm acima da altura da cintura da criança ou adolescente;

- A escolha de uma mochila leve é muito importante (vazia não pode pesar mais que meio quilo);

- O mais ideal é usar mochila com rodinhas;

- Modelos de uma alça só ou carregar mochila apenas por uma alça, pode ser muito prejudicial;

- Carregar sempre os materiais mais necessários.

É muito importante também, não só devido ao uso de mochilas pesadaspraticar exercícios físicos, pois ajuda no fortalecimento de ossos e músculos. Ir ao médico com uma certa frequencia é essencial, porque somente um profissional detecta se a pessoa está com alguma lesão ou com um desvio de postura.

Fisioterapia Ortopédica auxilia no fortalecimento dos músculos e ossos para que os estudantes não sintam dores quando estiverem carregando somente o necessário nas mochilas. São aplicados alongamentos e exercícios adequados para cada paciente. O fisioterapeuta trata ou melhora casos de escoliose, hipercifose, lordose entre outras doenças que podem derivar do mau uso de mochilas, aplicando exercícios de Reeducação Postural Global (RPG) que tem o objetivo de corrigir vícios de postura.

Leia também: Aprovado projeto de lei que limita peso de mochilas dos alunos

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes que apresentam desvios na coluna. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo! 

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia